Compondo o quadro da 16ª edição do Festival MUTEK, realizado na Cidade do México desde 2003, a participação do Coletivo 404.zero foi anunciada como uma das principais atrações deste ano. A dupla de arquitetos do 404.zero, dedicados a projetar espaços e experiências imersivas utilizando instalações audiovisuais e live performance, tem como principal interesse - e uma incontrolável fascinação - pelo desconhecido, o universo e a morte.
Composto pela artista multimídia Kristina Karpysheva - que a mais de cinco anos tem trabalhado com performance e teatro além de experimentos audiovisuais - e o projetista audiovisual Aleksandr Letsius - cofundador do coletivo Tundra -, o duo se dedica a criação e execução de projetos de instalações audiovisuais em grande escala. Depois de se conheceram em uma feira de arte na cidade de Moscou, a dupla passou a desenvolver uma série de projetos colaborativos de arte imersiva. Posteriormente, Kristina e Alexandr decidiram formalizar a sua parceria criativa fundando o coletivo que foi chamado de 404.zero, um espaço comum onde os dois podem experimentar e explorar novas ferramentas e linguagens, com a missão de destripar dogmas e valores convencionais tanto no processo criativo como no resultado final de suas obras.
404.zero chega ao MUTEK MX para estrear na América Latina a sua mais nova colaboração, a peça Jetlag, uma instalação audiovisual que sobrepõe sons produzidos por um sintetizador e imagens geradas em tempo real através de um algoritmo aleatório. Ao invés de samples e loops, esta instalação audiovisual é criada a partir de códigos, equações e sinais elétricos instintivos. Através de sua lógica criativa, o 404.zero nos convida a imergir em um não-lugar, em uma outra dimensão espaço-tempo, onde o relógio biológico e a lógica do tempo não parecem fazer nenhum sentindo.
MUTEK MX é um festival comprometido em promover e disseminar o trabalho realizado pelos artistas mais inovadores da arte digital: estréia de peças e instalações exclusivas e inéditas, apresentação de obras de arte imersiva e o que há de mais recente no campo da música eletrônica e experimental, além de mesas redondas, discussões e palestras realizadas nos espaços culturais mais emblemáticos da Cidade do México.
Para mais informações visite MUTEK MX.